E-commerce e os desafios logístico

ÚLTIMA ATUALIZAÇÂO em

20.3.2020
A logística deve assumir o papel de protagonista na estratégia Ominicanal das empresas, pois clientes não se relacionam ou compram de canais, mas de marcas:

Ninguém mais nega ou então dúvida que os sistemas de compras on line vieram para ficar, vou mais além chegou para crescer. ele vem sendo otimizado para se adequar à realidade e às necessidades dos consumidores conectados, pois além do prazo eles buscam qualidade e serviço.

Quando olhamos os indicadores eles nos apontam e dirigem para isto, e-commerce brasileiro cresceu 12% e faturou 53,2 bilhões em 2018, segundo levantamento feito pelo Ebit/Nielsen. A alta foi bastante expressiva, considerando que, em maio, o comércio eletrônico no País deixou de faturar cerca de R$ 400 milhões após a greve dos caminhoneiros.

O que nos chama atenção nessa pesquisa é que 18,1% do público pesquisado, quase um quinto do total, apontou ter feito sua primeira compra online em 2019, ou seja, 2018 e 2019 foram anos de consolidação, onde consumidor ativo aumenta a frequência e o valor de suas compras, enquanto um novo público vai chegando, as empresas que estão investindo em comércio online tem muitos motivos para comemorar.

Vivemos em tempos da Ominicalidade que não é mais um diferencial estratégico, é condição de sobrevivência, onde estamos buscando as integrações de todos os canais de venda para atender ao cliente, não como uma estratégia individual, mas sim como um novo modelo de negócio, um ecossistema.

As novas tecnologias se tornaram um habilitador da estratégia de Ominicalidade, por meio dela que se tornou possível a coleta e análise de dados do consumidor, podendo oferecer a ele conforme seu comportamento de consumo, de outro modo também estão dando mais poderes a eles, suas compras estão sendo afetadas pela facilidade de interação e pela grande quantidade de opções de atendimento existentes e dos vários serviços ofertados.

Neste sentido gostaria de enfatizar que não são somente as soluções tecnologias que impulsionam esta transformação digital, passa pelos processos organizações e, capacitação da mão de obra, pois sem eles o que conseguiremos no “mundo digital” não se traduzirá no mundo real, ou seja não será percebido pelo cliente, por isto a estratégia adotada deve se tornar a realidade na ponta

Um novo modelo de entrega para o novo consumidor moderno e conectado nos está sendo exigido, ele quer comprar quando e onde quiser, e a logística deve assumir o papel de protagonista na estratégia, Ominicanal, pois clientes não se relacionam ou compram de canais, mas sim de marcas.

Realizada estas considerações, gostaria de sumarizar algumas ações voltadas para a Logística dentro da Ominicalidade que já estão tomando ou tomarão as nossas agendas:

Figura 1. Comparativo entre os diversos modelos de atendimento ao cliente
Figura 1. Comparativo entre os diversos modelos de atendimento ao cliente

Same-day ou next-day delivery – Se realiza a coleta no CD/ loja, consolida os pedidos em um hub, roteirizam através de algoritmo e realizar as entregas com qualidade, confiabilidade e agilidade no dia seguinte a compra na residência do cliente ou no local onde decidiu retirar

In Store pick up – Enviado pelo CD – Atender ao pedido emitido on-line através da loja, mas separado e enviado pelo CD para onde o cliente decidiu para realizar a retirada,

In store pick up – Estoque loja – Atender ao pedido emitido on-line através do estoque da loja para onde o cliente decidiu para realizar a retirada, para isto e necessário se eliminar a segregação de estoques por canal de vendas.

Ship From Store – Loja física como CD – Utilizar o estoque da loja física para atender ao pedido do cliente on line, realizar a separação e a entrega a partir do ponto mais próximo a residência do cliente, para isto se torna necessário garantir a acuracidade dos estoques nas lojas

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Estratégia definida de atendimento que norteia a Ominicalidade
Figura 2. Estratégia definida de atendimento que norteia a Ominicalidade

Considerações Finais

Na era da informação disponível, sempre com o seu celular a palma da mão, o consumidor quer acompanhar tudo em tempo real, é essencial passar para ele uma informação confiável, detalhada e atualizada – em particular no caso de entregas de  e-commerce, onde prazo menor = pressão maior

O objetivo da logística, segundo Bowersox e Closs, é auxiliar a empresa a criar valor para o cliente pelo menor custo possível, assim sob esta ótica está sobre o profissional de logística nestes novos tempos uma responsabilidade maior ainda, pois a transformação digital que irá levar as empresas a omincalidade passará por nós, que devermos transformar as aspirações dos clientes, seus sonhos de consumo e suas expectativas de velocidade em realizações tangíveis.

Referências

Palestra E-commerce os Desafios Logísticos – Luís Cláudio Martão.

BOWERSOX, D.J CLOSS, D.J Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimentos, Atlas, I Ed. São Paulo, 2008.

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