O que é Logística Reversa?

Blog

/

O que é Logística Reversa?
O que é Logística Reversa?

ÚLTIMA ATUALIZAÇÂO em

31.5.2023

Saiba tudo sobre Logística Reversa, a dinâmica de retorno de produtos.

Falando de maneira simples, para quem busca aprender um pouco mais sobre o assunto, podemos entender que a logística reversa é como uma partida de vôlei. O produto é a bola, enquanto o consumidor e o fabricante são os jogadores. O consumidor saca, o fabricante rebate e a bola fica indo e vindo, conforme cada fase do ciclo de sua existência.

Em linhas gerais, a logística reversa é um processo que envolve a devolução de produtos do consumidor ao fabricante. Mas não é só isso! Ela também cuida de produtos que chegaram ao fim da vida útil e precisam ser descartados de maneira correta, sem prejudicar o meio ambiente.

A logística reversa conta com diversas fases e pode acontecer por motivos diferentes, como:

  • Desistência de uma compra, em que o consumidor devolve o produto que comprou;
  • Acionamento de reparos e garantias, quando o produto volta ao fabricante para ser consertado ou substituído;
  • Quando o produto é descartado em definitivo pelo consumidor e a responsabilidade de dar a correta destinação dos resíduos é, também, do fabricante. 

Quais são as fases da logística reversa?

Confira abaixo as fases desse processo:

- Devolução do produto: Seguindo nossa analogia com o vôlei, essa é a sacada inicial. O consumidor devolve o produto que não atendeu às suas expectativas ou que está com defeito.

- Recepção e análise do produto: O fabricante, agora, recebe o "saque". Ele avalia o estado do produto. Ele está em condições de ser reformado e revendido? Ou deve ser reciclado?

- Decisão sobre o destino do produto: Baseado na análise, o fabricante decide qual será o próximo passo na dança da logística reversa. O produto pode ser reformado e revendido, reciclado e transformado em um novo produto, ou, em alguns casos, descartado de forma responsável.

- Implementação da ação: Uma vez tomada a decisão, é hora de colocar a bola em jogo novamente. Se o produto for reformado, ele passará por um processo de reparo, limpeza, ou qualquer outro necessário para que possa ser revendido. Se a decisão for pela reciclagem, ele será desmontado e seus materiais reaproveitados para a fabricação de novos produtos. Se, infelizmente, o produto não puder ser reaproveitado de nenhuma forma, ele será descartado de forma ambientalmente correta.

- Retorno ao mercado: Agora, o produto (ou o material que sobrou dele) está pronto para voltar ao jogo. Ele é reintegrado ao mercado, seja como um produto "seminovo", seja como um novo produto feito de materiais reciclados.

- Acompanhamento e aperfeiçoamento do processo: A partida de vôlei não acaba após um único saque e rebate. A logística reversa também não. Ela é um processo contínuo que precisa ser constantemente monitorado e aperfeiçoado.

Então, aí vai uma dica de ouro para você que quer implementar a logística reversa no seu negócio: ela não é nenhum monstro assustador. Pelo contrário, é um recurso valioso que pode trazer inúmeros benefícios - desde a redução de custos até a conquista do coração dos seus clientes.

Ao adotar a logística reversa, você não estará apenas otimizando a gestão do seu negócio, mas também contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a economia circular.

Quem busca aprender sobre logística ou, até mesmo, implantar em seu negócio precisa ter em mente essas etapas. Comece com pequenos passos, como desenvolver uma política de devoluções ou parcerias com empresas de reciclagem, por exemplo.

E se precisar de ajuda, não hesite em procurar. Existem muitos recursos disponíveis para ajudá-lo nesse processo, como consultorias, livros e cursos de qualificação.

Logística reversa e fidelização de clientes

A logística reversa pode ser uma poderosa aliada na conquista e fidelização de clientes, pois ela é uma excelente ferramenta que pode fazer com que a sua clientela perceba a sua preocupação com a satisfação do cliente, bem como com a sustentabilidade.

Ao oferecer uma política clara e eficiente de devoluções, você passa a mensagem de que confia na qualidade dos seus produtos e que está disposto a assumir a responsabilidade se algo der errado. E isso é ouro puro em termos de construção de confiança e credibilidade.

Ela também é um importante pilar da sustentabilidade. Ao garantir que os produtos sejam reciclados ou descartados de forma adequada, você está ajudando a reduzir o impacto ambiental da sua empresa.

E mais: a logística reversa também pode ser uma fonte de economia. Como? Ao reciclar materiais, você pode reduzir os custos de produção. E ao reformar e revender produtos devolvidos, você pode aumentar suas receitas.

A logística reversa, quando bem aplicada dentro de uma organização, pode gerar nos clientes a percepção de que a organização preza pela inovação e criatividade, ao buscar novas soluções sem deixar de lado a preocupação com a reciclagem dos materiais, desmonte e destinação correta de resíduos e o reaproveitamento dos materiais quando possível.

Um exemplo de como a logística reversa e a inovação conversam é como uma fábrica de móveis, que pode inspirar você a criar uma linha de móveis feitos com madeira reciclada, ou a oferecer um serviço de reforma de móveis antigos. As possibilidades são praticamente infinitas! 

Pronto para implementar a logística reversa na sua empresa?

Agora que você entendeu a importância, as etapas do processo e as vantagens para seu negócio da logística reversa, preparamos umpasso a passo para ajudá-lo a se organizar para implementar essa solução:

1. Defina uma política de devoluções: Ela deve ser clara, justa e fácil de entender. Lembre-se: a ideia é construir confiança, não confundir os clientes.

2. Estabeleça parcerias: Busque parcerias com empresas de reciclagem, transportadoras e outros negócios que possam ajudar na implementação da logística reversa.

3. Treine sua equipe: Todos na sua empresa devem entender o que é a logística reversa e qual o papel de cada um nesse processo.

4. Comunique-se com os clientes: Informe seus clientes sobre a sua política de devoluções e sobre os esforços da sua empresa para a preservação do meio ambiente.

5. Acompanhe e aperfeiçoe o processo: A logística reversa é um processo contínuo que deve ser constantemente monitorado e aperfeiçoado.

Agora, é com você! Pronto para embarcar na aventura da logística reversa e transformar a sua empresa? Não se esqueça: o importante é dar o primeiro passo.

Se ficou alguma dúvida, é só mandar a sua pergunta. Estamos aqui para ajudar! E se você já implementou a logística reversa no seu negócio, conta pra gente como foi! Vamos adorar ouvir a sua história.

Lembrem-se: no jogo da logística reversa, todo mundo sai ganhando!

Procurando cursos sobre Logística e Supply Chain para você e sua equipe? Confira nossas soluções!

Impulsione sua carreira em Logística e Supply Chain
A logschool oferece mais de 100 horas de cursos online de logística e supply chain para você assistir quantas vezes quiser.
VEJA OS CURSOS