ÚLTIMA ATUALIZAÇÂO em
Não vem de hoje, o rótulo sobre a dinâmica exercida pelas mulheres. Seja na vida pessoal ou na vida profissional. Uma mulher, diversas personas.
Esta pluralidade de responsabilidades e que requer um malabarismo diário, reflete diretamente na prática das operações logísticas.
“O produto certo, na hora certa e ao menor custo possível.” Já dizia Ronald H. Ballou, considerado o pai da Logística Empresarial.
Que mulher na atualidade não pratica uma logística diária? E diga-se de passagem, logística essa repleta de ocorrências e não conformidades.
É um tal de gerir orçamento familiar, horário de escola dos filhos, curso à noite, academia (quando dá), fazer supermercado, curso de línguas e tantas outras responsabilidades.
Tem analogia melhor que essa?
Com passos ainda lentos e talvez curtos, o mercado de trabalho está percebendo o DINAMISMO nato do gênero feminino. E assim, as mulheres estão adentrando neste universo que até então, era associado quase que exclusivamente, ao gênero oposto. Associação essa, também relacionada ao trabalho braçal e que vem sendo substituído pela tecnologia. Trabalhos “pesados e repetitivos” já cedem lugares à automatização de processos e que independem de gênero.
Para complementar, um estudo desenvolvido pelo Instituto Paulista do Transporte de Carga (IPTC), na cidade de São Paulo e Região (SETCESP), constatou que, em 2021, o público feminino aumentou em 61% nas ocupações de cargos do setor de transporte rodoviário de cargas no Estado, em comparação ao ano de 2020. Totalizando 32.094 admissões, as áreas com mais destaque foram administrativa e comercial, com representatividade de 52% e 56% sobre a participação masculina, respectivamente.
Mas, para quem carrega as compras do supermercado, dá colo ao filho, frequenta a academia, dirige e gere com maestria o orçamento familiar, elas almejam cargos que vão muito além das áreas administrativas e comerciais. Pois, como já dizia a ativista e estilista Coco Chanel, "Uma mulher deve ser duas coisas: o que e quem ela quiser".
Mirane Lima para LogSchool.