Profissional audaz - O caminho da empregabilidade

ÚLTIMA ATUALIZAÇÂO em

19.3.2020

O mundo está em constante mudanças e revoluções nos diversos campos, social, profissional, tecnológico. Tudo está sendo democratizado, acessos antes restritos passam a ter um alcance mais disseminado reduzindo desigualdades.

Com essa nova realidade surgem oportunidades de novas carreiras e novas formas de trabalho, muito impulsionada inclusive pela pandemia que assola o mundo. Surgem também desafios e funções de trabalho que entram na fila daquelas que podem ser extintas no mercado. Uma das poucas certezas que temos é que as exigências para profissionais e empresas mudarão drasticamente. O mundo já está diferente e ficará ainda mais diferente em muito pouco tempo.

Diante das muitas perguntas que ficam desse novo cenário podemos destacar duas: Você tem a solução para se manter competitivo nesse novo contexto? Quais as verdadeiras competências para não se afogar diante de tudo isso?

Será que para responder a estas e outras importantes questões seria iniciar o desenvolvimento do hábito de aprender, desaprender e reaprender continuamente? Sim com toda certeza, nessa nova economia, empresas e profissionais precisarão entender que velhos conceitos que sempre deram certo talvez não darão mais conta do recado ou irão cada vez mais perder eficácia. Abrir a mente para novos conceitos, quebrar paradigmas e se permitir atuar de maneira mais audaz será com certeza um caminho de sucesso.

Já que falamos em audaz, vamos resgatar aqui o conceito de audaz. Segundo o dicionário online, audaz é um adjetivo que traz como entendimento, aquele que consegue realizar coisas em circunstâncias muito difíceis; que enfrenta situações complicadas; valente, ousado, que tende a inovar, que se arrisca sem desequilibrar, ou seja, que arrisca de maneira inteligente, planejada.

Você é um profissional audaz? Se é, excelente, mas se ainda não é, não se desespere, apenas comece agora a trabalhar suas habilidades, competências e hábitos para esse novo desenvolvimento aconteça.  

Para embasar tudo isso, buscamos no relatório do Fórum Econômico Mundial informações sobre o futuro. Nos relatórios do Fórum Econômico Mundial encontramos informação de que 35% das habilidades consideradas hoje importantes para o mercado mudarão daqui a 05 anos. Ou seja, estar em constante aprendizado, evolução e conectado com pessoas, tecnologia e empresas é mais do que necessário. Encontramos essa reflexão também no livro Audaz do Maurício Benvenutti Sócio da StartSe, livro da editora Gente, que nos diz que diante desta nova economia, mudanças rápidas e constantes, farão cada vez mais parte da sintonia do novo mercado.  

O que precisamos focar para nos permanecermos empregáveis e competitivos?

Ainda segundo o Fórum Econômico Mundial e os estudos do Maurício Benevenutti em seu livro Audaz, entendemos que 05 competências serão fundamentais e mais duradouras para ser um profissional dessa nova economia. São elas: causar impacto, olhar a próxima curva, questionar em vez de ter a resposta pronta, fazer com as pessoas em vez de para elas e ser diverso.

Causar impacto pode ser simplesmente traduzido em propósito, o mercado pede para profissionais e empresas que suas carreiras, produtos e serviços tenham propósito a ofertar ao mercado e não mais foco em receita e salários. A alta lucratividade e salários ocorreram para aqueles que tiverem propósito bem definido e vivenciado. Propósito no papel não adiante de nada, propósito é algo a correr nas veias, oxigênio para os pulmões. Algo que transforma, que vivemos para buscar e entregar.

Já olhar a próxima curva entendo que podemos traduzir em estar conectado com os maiores polos de inovação do seu segmento e entender o que está sinalizando que vem por aí. Hoje o futuro está logo ali, antigamente falar de futuro é algo mais distante, hoje não mais. Ter olhos no hoje e no que vem por aí para ajustar suas estratégias é fundamental.

Inquietude para mim traduz o que vem a ser questionar em vez de ter a resposta pronta. A inquietude com respeito e responsabilidade nos movimenta e movimenta o que está em volta. Nos mantém longe da zona de conforto e nos aproxima das melhores respostas.

Seguindo na busca pelas melhores respostas, o fazer com as pessoas em vez de para elas nos ensina a não reinventar a roda ou nos tornar uma máquina de soluções, e sim construir junto as soluções e respostas do hoje e do futuro.

E por fim, ser diverso é a competência que completa esse perfil do novo profissional, que movimenta a criatividade e inovação, resumida em uma frase escrita no livro do Maurício Benevenutti (Audaz), “Ao conviver, conversar e almoçar sempre com as mesmas pessoas, possivelmente você chegará sempre às mesmas soluções.” Simples assim, criatividade e inovação tem que ter ambiente para acontecer e cabe a cada profissional e empresa ser protagonista dos seus resultados.

Referências:

BENEVENUTTI, Maurício. Audaz: as 05 competências para construir carreiras e negócios inabaláveis nos dias de hoje. São Paulo: Editora Gente, 2018.