Têndencias para a logística

ÚLTIMA ATUALIZAÇÂO em

30.6.2020

O conceito de logística 4.0 já é conhecido por muitas pessoas. Porem nem todos sabem quis são estas novas tecnologias que vão embarcar na logística para o futuro.

Quais serão os benefícios e os desafios dessa nova logística

Para que a grande maioria das empresas possam assegurar sua vantagem competitiva e crescer no mercado, a logística precisa manter o nível de excelência das operações e acompanhar as principais tecnologias do mercado. Um progresso impressionante foi feito na tecnologia nos últimos anos. Estamos em meio a uma revolução e a cada dia que passa novos projetos surgem e o que era novo passa a ser obsoleto, dando assim um novo parâmetro de comparação para o mercado.

A velocidade das descobertas atuais não tem precedentes históricos. Tudo está evoluindo em um ritmo exponencial e não linear. As novas tecnologias estão ditando o ritmo da nova sociedade, mais pessoas conectadas, e a logística não fica atrás. Toda tecnologia está sendo embarcada no nosso meio também. Imagina ter toda tecnologia na palma da sua mão com um conhecimento ilimitado. Isso é possível e já existe.

Para uma visão futurística, vemos nas novas tendências um aliado forte para a gestão do nosso negócio, diversos indicadores sendo atualizados a todo momento, fazendo por exemplo o monitoramento de rota e produtos com o intuito de eliminar os gastos desnecessários e melhorar os resultados.

As principais tendências para a logística e como usá-la para beneficiar o seu negócio

Uma das tendências tecnológicas, que exigirá a criação de novos empregos está na área da Inteligência Artificial, onde o uso do termo “machine learning” será amplamente utilizado. As máquinas poderão sentir, compreender, atuar e aprender a lidar com as diversidades do negócio. Transmitindo dados cada vez mais confiáveis para uma melhor tomada de decisão. Dando mais tempo para o CEO’s trabalhar as estratégias junto com a equipe com o objetivo de crescer o negócio. Isto demandará novos profissionais com novas responsabilidades com gestão de processos ágeis e enxutos.

No setor de transporte e logística confere vantagem competitiva principalmente pela redução de custos e riqueza nas informações. Compare um exemplo de entrega de um produto de uma cidade para outra que utiliza um sistema tradicional onde as informações podem ser manipuladas no meio do caminho, com a tecnologia Blockchain. Isso não será mais possível pois todos os dados serão validados por um grupo de pessoas usando o Blockchain, que sabem do que se trata aquela carga e nada mais poderá ser modificado, pois para isso acontecer esse grupo de pessoas precisará validar as informações lá inseridas. Gerando assim mais segurança no controle do transporte. O rastreamento ocorre em todo momento. Todas as empresas acessam a mesma rede e verificam a informação diretamente da fonte. E, o cliente, ainda pode acompanhar com mais precisão a entrega do produto, acompanhando a rota.

Juntando as tecnologias da Inteligência Artificial e a consulta direta no Blockchain surgem também a entrega autônoma. Onde será realizada por maquinas possibilitando novos produtos e serviços aumentando a eficiência e exatidão na entrega. Para isso teremos caminhões autônomos que serão mais rápidos e econômicos. Já com seu trajeto a inteligência artificial vai aplicar parâmetros de controle exatos para reduzir o consumo de combustível, otimizando também o desgaste prematuro das peças do caminhão, já que um certo cuidado na condução faz com que os desgastes diminuam ou não ocorram.

A logística local em uma cidade poderá usar da mesma Inteligência Artificial para as entregas com Drones. Onde a entrega será mais rápida e precisa. O cliente saberá onde sua encomenda está, quanto tempo vai levar para chegar e ainda existe a possibilidade de mudar o destino da entrega.

Com toda essa tecnologia, os centros de distribuição (CDs), também utilizam uma tecnologia autônoma com a robótica e com software de gestão de armazém, capaz de gerenciar estoque, espaço e equipamentos. Também auxilia na localização de produtos, reduz os custos de armazenagem, gera informações específicas sobre o estoque, além de aumentar a produtividade e diminuir o prazo de entrega.

Com toda essa tecnologia aplicado a logística, o grande volume de dados sendo processados com mais precisão, gerando informações mais rápidas e confiáveis, que favorecem maior segurança na hora da tomada de decisões, proporcionando redução de custos, melhorando o planejamento e agilizando os processos de triagem e entrega.